HGC: “Um importante centro de referência que atende a uma diversidade cultural”

O empenho dos profissionais do Hospital Geral dos Cajueiros, no decorrer da I Jornada Pedagógica e Científica, realizada de 25 a 27 de Setembro, em que representei o Governador Provincial de Luanda, Manuel Gomes da Conceição Homem, veio consolidar ainda mais a unidade como “porto seguro” da população, e aqui elogiamos a qualidade do atendimento e o profissionalismo.

Desde a sua inauguração em Agosto de 1998, o hospital tem-se destacado pelo excelente atendimento e pela dedicação dos seus 658 funcionários, incluindo médicos, enfermeiros e assistentes sociais. Com uma localização estratégica, a unidade de saúde atrai pacientes dos nove municípios da província e de outras regiões, tornando-se num importante centro de referência que atende a uma diversidade cultural.

Pela importância deste hospital na saúde comunitária, especialmente para as áreas periféricas como Cazenga, Cacuaco, Viana e Kilamba Kiaxi, é classificado como um “hospital do futuro”, com um papel significativo na história da saúde em Angola.

A colaboração de profissionais de saúde de várias nacionalidades, incluindo equipas médicas cubanas, russas e vietnamitas, tem sido fundamental para enfrentar os desafios num dos municípios mais populosos do país. Foi fundamental a resiliência dos técnicos angolanos no decorrer da I Jornada Pedagógica e Científica, tendo proporcionado um refresco intelectual que impacta directamente na qualidade do atendimento aos utentes. Encorajo a continuidade de iniciativas semelhantes para melhorar os indicadores de saúde na população de Angola.

Mais Colaboração e Menos Isolamento

No Hospital Geral dos Cajueiros, a transformação segue melhorando a cada dia a eficiência no atendimento à população. Um encontro dinâmico entre o Director Clínico, Tomás Fernando, e os médicos expatriados cubanos e russos para redefinir a forma como o hospital organiza os serviços médicos, com um foco claro na colaboração e na ampliação das responsabilidades dos profissionais.

Read More »

Marcelina Joaquim, Directora de Enfermagem do Hospital Geral dos Cajueiros

“A humanidade por trás da enfermagem reflecte-se não apenas no cuidado com o outro, mas também no cuidado com a própria equipa de profissionais de saúde”.
No quotidiano de um hospital, a transformação de vidas vai além do que os olhos podem ver. Por trás das máquinas, medicamentos e diagnósticos, existem histórias de dedicação, de cuidados incansáveis e de profissionais que se tornam pilares fundamentais para a recuperação dos pacientes.”

Read More »