Marcelina Joaquim, Directora de Enfermagem do Hospital Geral dos Cajueiros

“A humanidade por trás da enfermagem reflecte-se não apenas no cuidado com o outro, mas também no cuidado com a própria equipa de profissionais de saúde”.No quotidiano de um hospital, a transformação de vidas vai além do que os olhos podem ver. Por trás das máquinas, medicamentos e diagnósticos, existem histórias de dedicação, de cuidados incansáveis e de profissionais que se tornam pilares fundamentais para a recuperação dos pacientes.”

A profissão de enfermagem vai além do simples acto de cuidar fisicamente de um paciente. Ser enfermeiro é uma verdadeira vocação que envolve aprendizado constante, empatia e, acima de tudo, a capacidade de se reinventar.

Não se pode ver a enfermagem como um trabalho, temos de vê-la como uma missão. Com os meus mais de 20 anos de carreira, já vi muitos desafios, mas sempre busco crescer com cada um deles. A enfermagem é uma profissão que exige o coração. Cada paciente é uma história, cada dia no hospital é uma lição.

Temos todos de continuar a ser defensores do aprendizado contínuo e da capacitação dos profissionais de saúde. Em minha visão aqui no HGC, a educação não apenas melhora a qualidade do atendimento, mas também fortalece os laços dentro da equipe. “O que mais me emociona é ver como a capacitação impacta não só no atendimento aos pacientes, mas também no engajamento e confiança das nossas equipas.

A equipa de enfermagem está constantemente em busca de novas abordagens para melhorar a qualidade do atendimento, mas, mais do que isso, buscamos oferecer um acolhimento genuíno.

No Hospital Geral dos Cajueiros, vemos cada paciente não apenas como alguém que precisa de cuidados médicos, mas como alguém que precisa de ser ouvido, acolhido, e que precisa de sentir que ali, naquele momento, é onde se deve sentir seguro”.

Mais Colaboração e Menos Isolamento

No Hospital Geral dos Cajueiros, a transformação segue melhorando a cada dia a eficiência no atendimento à população. Um encontro dinâmico entre o Director Clínico, Tomás Fernando, e os médicos expatriados cubanos e russos para redefinir a forma como o hospital organiza os serviços médicos, com um foco claro na colaboração e na ampliação das responsabilidades dos profissionais.

Read More »

Marcelina Joaquim, Directora de Enfermagem do Hospital Geral dos Cajueiros

“A humanidade por trás da enfermagem reflecte-se não apenas no cuidado com o outro, mas também no cuidado com a própria equipa de profissionais de saúde”.
No quotidiano de um hospital, a transformação de vidas vai além do que os olhos podem ver. Por trás das máquinas, medicamentos e diagnósticos, existem histórias de dedicação, de cuidados incansáveis e de profissionais que se tornam pilares fundamentais para a recuperação dos pacientes.”

Read More »