Danos de incêndio avaliados em mais de cento e sessenta e quatro milhões de kwanzas

Um incêndio de pequena proporção devastou na adrugada de sexta-feira, 1 de Setembro de 2023, o depósito de medicamentos e consumíveis do Hospital Geral dos Cajueiros, em Luanda, afectando  todos os compartimentos  do depósito e destruindo todos os medicamentos e materiais gastáveis armazenados, bem como toda a estrutura física do depósito. Havia no stock grande quantidade de medicamentos e material gastável, tendo em consideração as orientações de aquisição e armazenamento para os meses de Agosto e Setembro, devido às políticas de recessão implementadas.

O referido incêndio, além da completa destruição do depósito, de difícil aviliação de danos naquele momento, causou também perdas e danos avaliados em 160.923.375,22 conforme a descrição de medicamentos e materiais gastáveis em 160.058.99055, materiais de armazenamento Prateleiras, estrados e escadotes em 1.500.000,00, computador e uma impressora em 496.962.00, três aparelhos de arcondicionado 894.437.67, mobiliário de escritório em 452.985.00 e geleira de armazenamento de medicamentos em 1.520.000.00 dando num total de Cento e Sessenta e Quatro Milhões, Novecentos e Vinte e Três Mil e Trezentos e Setenta e Cinco Kwanzas e Vinte e Dois Cêntimos (sugiro uma reavaliação dos números, porque não coincidem).

O Director-Geral do Hospital, Daniel Café, explicou que o incêndio provocou prejuízos aos consumíveis descartáveis e não medicamentosos, como luvas, soros, agulhas cirúrgicas, máscaras e outros materiais diários em uso na unidade hospitalar. Em relação às causas do incêndio, o médico não avançou dados, mas disse que a equipa de técnicos especializados  está a trabalhar na investigação do incidente. o Ministério da Saúde e o Governo Provincial de Luanda, por meio da Central de Compras e Aprovisionamentos de Medicamentos e Meios Médicos (CECOMA),  disponiblizaram medicamentos e consumíveis para a manutenção e funcionamento desta unidade hospitalar.