O empenho dos profissionais do Hospital Geral dos Cajueiros, no decorrer da I Jornada Pedagógica e Científica, realizada de 25 a 27 de Setembro, em que representei o Governador Provincial de Luanda, Manuel Gomes da Conceição Homem, veio consolidar ainda mais a unidade como “porto seguro” da população, e aqui elogiamos a qualidade do atendimento e o profissionalismo.
Desde a sua inauguração em Agosto de 1998, o hospital tem-se destacado pelo excelente atendimento e pela dedicação dos seus 658 funcionários, incluindo médicos, enfermeiros e assistentes sociais. Com uma localização estratégica, a unidade de saúde atrai pacientes dos nove municípios da província e de outras regiões, tornando-se num importante centro de referência que atende a uma diversidade cultural.
Pela importância deste hospital na saúde comunitária, especialmente para as áreas periféricas como Cazenga, Cacuaco, Viana e Kilamba Kiaxi, é classificado como um “hospital do futuro”, com um papel significativo na história da saúde em Angola.
A colaboração de profissionais de saúde de várias nacionalidades, incluindo equipas médicas cubanas, russas e vietnamitas, tem sido fundamental para enfrentar os desafios num dos municípios mais populosos do país. Foi fundamental a resiliência dos técnicos angolanos no decorrer da I Jornada Pedagógica e Científica, tendo proporcionado um refresco intelectual que impacta directamente na qualidade do atendimento aos utentes. Encorajo a continuidade de iniciativas semelhantes para melhorar os indicadores de saúde na população de Angola.