Junfóice 2024: Celebrando a Alegria das Crianças no Pátio do HGC

O pátio do Hospital Geral dos Cajueiros transformou-se num cenário de pura alegria e diversão. Foi o Junfóice, a Celebração da Criança Sorridente, em alusão ao dia Internacional da Criança, 1.º de Junho, um evento dedicado a todas as crianças, especialmente aquelas que enfrentam desafios de saúde, como a drepanocitose.

As viaturas do parque de estacionamento do HGC foram retiradas para dar espaço às brincadeiras e actividades planificadas para o evento que juntou mais de 300 crianças utentes e adolescentes com drepanocitose doença falciforme, nas áreas de nutrição, pediatria, UCI; médicos, enfermeiros, Assistentes Sociais, além de outras crianças alocadas em diferentes áreas do hospital.

O objectivo da Junfóice no HGC foi simples, mas profundo: recrear, dançar, saltar e partilhar momentos de alegria, não apenas entre os pacientes, mas também com o corpo clínico, músicos, poetas e familiares. Enquanto as crianças brincavam e se divertiam, os pais e encarregados sorriam ao ver os filhos desfrutar de momentos de felicidade e descontração. Era uma oportunidade não apenas de entretenimento, mas também de renovação de esperança e força para enfrentar os desafios da condição de saúde.

O lema do evento ecoava pelo pátio: “Doar a Esperança de Vida para Colher um Sorriso”. Era mais do que uma frase; era um compromisso de toda a comunidade hospitalar em proporcionar momentos de alegria e esperança para essas crianças e as suas famílias.

Enquanto os pequenos pacientes se divertiam, os profissionais de saúde observavam com satisfação, sabendo que eventos como o Junfóice não elevavam apenas o ânimo das crianças.

Madalena Simão, mãe do pequeno Eloi Diogo Simão, criança com drepanocitose, descreveu os desafios emocionais de lidar com o diagnóstico e as constantes idas e vindas ao hospital. No entanto, ao falar sobre o Junfóice, o seu rosto iluminou-se com um sorriso de gratidão. “Este evento é um raio de luz nas nossas vidas. Por um dia, podemos esquecer as preocupações e simplesmente aproveitar o tempo juntos, como uma família.”

Sandra Capela, mãe de Danísia Miranda, partilhou a sua jornada de superação ao enfrentar dificuldades financeiras, da perda do emprego e emocionais enquanto cuidava da sua filha. “O Junfóice é mais do que uma festa, é um lembrete de que não estamos sozinhas na nossa luta. Aqui encontramos apoio e solidariedade e isso significa tudo para nós.”

Este evento é um testemunho do poder transformador do amor e da bondade, mostrando que, quando se une a generosidade à compaixão, todos somos capazes de criar momentos mágicos que duram para sempre.