Semana do Aleitamento Materno Consciencializa Famílias

A amamentação é um acto que promove o vínculo entre mãe e filho, independentemente do cenário, proporcionando segurança alimentar aos lactentes desde o início da vida, contribuindo para a segurança alimentar de toda a família.

O apoio ao aleitamento materno envolve muitos protagonistas e níveis, sendo que as mulheres muitas vezes necessitam de apoio dos serviços de saúde, no local de trabalho e da comunidade em geral.

Por ocasião do encerramento da Semana Mundial do Aleitamento Materno, o Director-Geral do HGC, Daniel Café, considerou o processo de amamentação um acto nobre”.

O resposável máximo do HGC apela as famílias para a necessidade de se amamentarem os filhos de forma natural, devido às valências que o alimento tem na prevenção de doenças.

“A criança que é amamentada tem menos probabilidades de adoecer”, acrescentou.

Na mesma linha, a coordenadora do Banco de Leite Humano, Elisa Gaspar, reiterou que o leite materno, para além de facilitar o vínculo entre a mãe e o bebé, fortifica o afecto.

Por sua vez, Ciara Hogan, representante da UNICEF e especialista em nutrição, foi específica em recordar a importância do leite em conferir imunidade e desenvolvimento à criança nos primeiros anos de vida. A especialista disse que o não-cumprimento deste acto pode condicionar a vida futura.

“Durante seis meses, a criança precisa de alimentar-se apenas do leite materno, que condiciona a vida futura. Depois de seis meses, a criança  pode ingerir de outros alimentos,  mas sem descartar o leite materno”, concluiu.

Ainda no âmbito desta celebração, algumas famílias de utentes não esconderam o grau de satisfação pelos bons préstimos dos serviços no Hospital Geral dos Cajueiros.

Gizela Mendes, uma das pacientes desta unidade, mostra-se feliz pelo atendimento que recebe, dando garantias de  estar  esclarecida sobre a importância do leite materno,   prometendo partilhar a informação com a sua comunidade.

“Não sabia dos benefícios que este leite trazia para o meu bebé. Daqui para frente farei o melhor para o meu bebé e vou ajudar na partilha da informação no meu bairro”, sublinhou.

 Domingas Moisés, outra paciente, diz que ficou instruída sobre a prevenção de complicações para as crianças. “Fiquei orientada sobre o processo de amamentação. De hoje em diante, vou amamentar até aos 2 anos de idade”.

Questionada sobre a prestação dos serviços no Hospital Geral Dos Cajueiros, Domingas disse não ter queixa alguma. “Há qualidade nos serviços”, precisou.

Importar lembrar que a semana do aleitamento materno é vivida anualmente, de 1 a 7 de Agosto.